Saiba se papel de parede estraga a pintura
Saiba se papel de parede estraga a pintura
Umas das dúvidas que mais afligem os apaixonados por decoração antes de investir em um papel de parede, é como este estilo de revestimento pode prejudicar, ou até mesmo estragar, a pintura da superfície revestida. Será que papel de parede estraga a pintura? Depois da remoção é necessário lixar e pintar novamente a parede? Como limpar o papel de parede?
Fique calmo! Se você pretende aplicar um papel de parede e ainda tem dúvidas sobre os prejuízos que a remoção podem trazer, leia abaixo algumas informações antes de escolher e comprar um modelo do revestimento e tire suas dúvidas sobre o assunto. Confira!
Antes de falarmos se o papel de parede estragar a pintura ou não, é importante lembrar que existem diversos materiais de papel de parede e cada um deles é indicado para um situação ou ambiente específico. Considerar essas diferenças pode ajudar, e muito, a prevenir estragos na sua parede. Então vamos conhecer um pouco dos modelos disponíveis!
Opções e modelos
Vinílico: este modelo de papel de parede recebe uma camada de revestimento vinílico e, por isso, tem mais resistência a umidade e aos locais gordurosos. Ou seja, é indicado para ambientes como banheiros e cozinhas.
Papel de parede autocolante: o queridinho e mais procurado papel de parede, o modelo autocolante chegou ao mercado para facilitar ainda mais a aplicação do revestimento. Por já vir com a cola, esse estilo adesivo é mais fácil de ser colocado e exige menos esforços dos consumidores. Além disso, sua remoção também é bem mais simples (é só puxar pela ponta, cortada com um estilete) o que ajuda a manter a pintura da parede em ordem e sem estragos.
Papel de parede sem adesivo: o estilo tradicional de papel de parede, sem adesivo e não vinílico, ainda é muito utilizado na decoração de ambientes. Por não ser lavável, a retirada deste modelo de papel de parede é bem simples, basta molhar com um pano úmido para que o papel absorva a umidade e vá, aos poucos, saindo com facilidade.
Mas estraga a parede?
De forma geral, o papel de parede se for bem aplicado e bem retirado não causa estragos ou danificações na parede. Entretanto, para que não aconteça nenhum dano na superfície, é importante fazer a aplicação certa do revestimento, não exagerando na quantidade de cola, por exemplo, e escolhendo um papel de parede que combine com as características do seu ambiente.
O excesso de cola pode deixar marcas ou manchas na superfície da sua parede, por isso faça aplicação com cuidado e da maneira correta. Além disso, se você quer evitar possíveis estragos na sua pintura, quando for realizar a instalação, use apenas cola própria para o seu revestimento e siga as instruções do fabricante para preparo e aplicação. Dessa forma, você evitará problemas futuros como pinturas descascando ou manchas surgindo.
Outro ponto importante que pode influenciar na remoção do papel de parede e nos estragos na sua parede é a pintura da superfície antes de receber o revestimento adesivo. É aconselhado que, após pintar a sua parede, você aguarde algumas semanas para secagem completa da tinta e aplicação do papel de parede.
Respeitando o espaço de algumas semanas, você poderá fazer a aplicação do papel de parede escolhido sem ter que se preocupar com possíveis danificações.
Como fazer a remoção correta?
Uma das maiores causas de pinturas de parede estragadas ou descascadas é a remoção errada do papel de parede. O uso de força e de objetos pontiagudos pode prejudicar a superfície que está por trás do papel e, com isso, danificar a sua parede.
Para te ajudar a entender como retirar o papel de parede sem deixar manchas, eu produzi um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Você pode conferir o passo a passo completo de como tirar papel de parede, clicando aqui.
Caso tenha alguma dúvida sobre os nossos produtos ou processos de compra, fale conosco. Temos uma equipe especializada pronta para te ajudar a deixar qualquer ambiente ainda mais bonito com o papel de parede adesivo da Inove.