Damask: papéis dignos da realeza

Damask: papéis dignos da realeza

Damask: papéis dignos da realeza!

O Damask é o ideal para você que busca um papel de parede elegante, digno da realeza.

Mas você sabe de onde vem e o que é a estampa Damask? Essa é uma daquelas obras de arte que se tornaram um clássico, e que é facilmente reconhecida como uma herança dos tempos imperiais. O Damask com certeza fazia parte do papel de parede da realeza.

Com origem na nobreza do Oriente Antigo, a estampa Damask foi trazida para o Ocidente por ninguém menos que Marco Polo, no início do século XII. Logo as formas geométricas mescladas com folhagens foram introduzidas na decoração e amplamente utilizadas como um papel de parede elegante e sofisticado.

O nome Damask é uma singela homenagem à cidade de Damasco, na Síria, berço dessa estampa que até hoje é considerada uma das mais bonitas que existem, na decoração reconhecida como um papel de parede da realeza.

E para você deixar a sua casa ainda mais incrível com esse papel de parede da realeza, separamos as melhores dicas de decoração.

Damask branco, cinza e preto – tons neutros e luxuosos

Uma das coisas que mais chamavam atenção para a estampa Damask era o contraste da estampa com o fundo do tecido. Na época em que a estampa foi criada, era muito comum fundos escuros com as cores verde e azul.

Com o tempo, o papel de parede da realeza foi se tornando cada vez mais um papel de parede elegante nos moldes modernos e esse contraste foi dando lugar para os clássicos branco, cinza e preto, tons neutros que combinam com tudo.

O papel de parede Damask pode ser utilizado nessa base neutra, como uma elegante base de decoração com mobiliários amadeirados, grandes e rústicos, muitas vezes talhados com arabescos.

Toda decoração que utiliza um papel de parede da realeza como o Damask deve levar em consideração que suntuosidade é a palavra chave, então arrisque-se em moveis grandes e destacáveis.

Bege e rosa não pode faltar

O papel de parede Damask se adaptou para todos os ambientes da casa, e além das estampas com bases neutras, também é possível decorar com bases mais românticas como o bege e o rosa.

O papel de parede Damask bege ou rosa é ideal para quartos, dos infantis até os quartos de casal. Com a sua modelagem geométrica, as decorações mais românticas também conseguem se adaptar bem, mesclando todo o conforto com a beleza desse papel de parede elegante.

Na hora de escolher o restante da decoração utilizando essas cores no papel de parede Damask, prefira tudo que tenha cores parecidas e fundos brancos, como armários, cômodas, criados e penteadeiras brancas.

Esse é um papel de parede que fica bem tanto localizado na parede principal, como colocado em todas as paredes. Pelos tons mais claros, a sensação continua sendo de amplitude e boa iluminação. É um papel de parede elegante que pode ser aplicado sem medo.

Damask azul e verde – a cara da nobreza

As cores sempre tiveram um papel social importante. No começo da antiguidade conseguir coloração era difícil então, tudo que era diferente ficava mais restrito. Com isso, as cores que aparecem primeiro como o verde e o azul ficaram sendo reconhecidas como cores da nobreza, ou seja, somente quem tinha acesso às grandes fortunas se vestia ou decorava a sua casa com elas.

Esse é um dos motivos que faz com que o papel de parede Damask verde e azul seja um clássico reconhecido como papel de parede da realeza.

E nada melhor do que cores clássicas em um papel de parede elegante para deixar a decoração da sua casa sofisticada. Essas são cores primas, que podem ser utilizadas com fundos neutros como branco e bege.

Quanto mais fechado for o verde e o azul da sua escolha, mais elegante vai ficar a sua decoração. Um papel de parede da realeza é aquele sóbrio, com cores fortes, mas sem tons vibrantes, não se esqueça.

Damask’s vermelhos e marrons para sentir-se na realeza

Os papéis de parede Damask em vermelho e marrom são as adaptações mais modernas desse clássico da estamparia.

Essas cores só começaram a tomar conta da estampa Damask depois de muitos séculos de utilização, e hoje são reconhecidas como símbolo de luxo e riqueza.

O papel de parede Damask que tiver essas cores pode ser aplicado em uma parede no quarto, dando um ar luxuoso e requintado para o ambiente, ou na sala de visitas, com uma decoração em dourado e prata.

Em ambas as cores, tanto o vermelho quanto o marrom, combinam com o mobiliário em madeira escura e pedem peças decorativas maiores, como espelhos com molduras grossas e painéis que tomam a parede inteira.

O papel de parede Damask é para quem quer se sentir um nobre sem sair de casa. Um clássico atemporal que vai deixar a sua casa muito mais bonita.

Gostou das nossas dicas? Para acompanhar as melhores novidades em decoração, fique de olho no Blog da Inove.