Dicas de como montar uma decoração clássica
A decoração clássica é aquela que impera com luxo e suntuosidade. E, como o próprio nome já diz, nunca sai de moda.
Se você busca elegância e sofisticação, a decoração clássica é a decoração para a sua vida. Com objetos e móveis imponentes, esse estilo de decoração requer um espaço amplo e muitos cuidados com os exageros.
Longe das decorações contemporâneas e minimalistas, a decoração clássica visa mostrar a nobreza na quantidade e na qualidade dos objetos da casa. Esse estilo foi pensado em épocas luxuosas da Europa e permanece até hoje como uma das decorações mais desejadas.
E para ter a sua casa com uma decoração clássica e impecável, montamos esse ártico com as principais dicas de decoração do mercado.
Onde surgiu a decoração clássica?
A decoração clássica é uma decoração ocidental, criada Antiguidade, mantida nos impérios franceses e trazida com a corte portuguesa para o Brasil. A principal fonte de inspiração da decoração clássica são as construções dos templos religiosos cheio de riquezas e ornamentos.
Nos tempos imperiais a quantidade de objetos de arte e de móveis grandes demonstravam o seu poder social, por isso a decoração clássica não é nada minimalista e precisa tomar cuidado com os exageros.
As decorações clássicas contam se remodelaram ao longo dos anos, mas mantiveram características básicas como a imponência e a demonstração de riquezas.
Hoje é possível encontrar a decoração clássica aplicada em ambientes de trabalho e de residência, sempre muito personalizadas, de acordo com o estilo de vida de quem as escolhe.
Quais suas características?
Como em qualquer outro, o estilo clássico possui características marcantes, o que faz com que, mesmo ele sendo altamente personalizável, ele demonstre de cara qual é o seu tipo.
Estruturalmente, as casas com a arquitetura pensada no estilo clássico carregam o pé-direito alto, cômodos grandes, com portas e janelas amplas. As colunas também são frequentes, e remetem aos templos gregos antigos. Esses são aspectos que chamam a atenção logo de cara.
As paletas de cores de uma decoração clássica deve ser sempre voltada para cores sóbrias, neutras com poucas variações. Branco, bege, marrom e cinza são as bases do estilo clássico. Alguns objetos e detalhes na parede em ouro ou prata também surgem.
Os acabamentos, bancadas de cozinha e banheiro contam com o mármore e com a madeira maciça. Já os estofados podem ser de couro e compõem ambientes com tapeçarias imponentes.
A decoração clássica é aquela que tem nos objetos a demonstração de poder e riqueza, por isso, a ornamentação é fundamental. Muitas decorações desse tipo também contam com bibliotecas em paredes inteiras.
O estilo clássico é facilmente entendida como o estilo de decoração mais chique que existe, e encanta os olhos de quem a vê. O conforto e o aconchego do estilo clássico também são importantes. Os quartos contam com cores sóbrias e com camas grandes.
Como usar na decoração
Se você quer reproduzir a decoração clássica na sua casa, escolha elementos que marcam esse estilo, como os papéis de parede com arabescos e flores.
O estilo clássico é facilmente reproduzido nos ambientes residenciais, mesmo que esses não contem com a amplitude que o estilo clássico pede.
Os papéis de parede fazem toda diferença na hora de decorar apartamentos pequenos no estilo clássico, porque demonstra de cara o tipo de decoração escolhida e não demandam espaços a mais.
Aposte em estantes e prateleiras para colocar seus objetos ornamentais. Misture-os com livros antigos em capas vermelhas e cortes dourados.
Os móveis de uma decoração clássica são de madeira escura, e estão presentes em todos os ambientes. Gostou das nossas dicas de decoração? Acompanhe as melhores tendências no Blog da Inove.