Como trazer a decoração industrial para dentro de casa
Como trazer a decoração industrial para dentro de casa
Tons de cobre, ferros e tijolos à vista, a decoração industrial, que remete muito a arquitetura dos anos 50 a 70, está cada vez mais presente no estilo das decorações contemporâneas. Esse modelo de decoração, mais moderno e neutro, pode ser uma ótima alternativa para ambientes vintages e sofisticados.
Com uma proposta mais urbana, esse tipo de decoração começou em Nova Iorque, quando galpões abandonados começaram a se transformar em lofts descolados para dezenas de famílias que sofriam com o momento imobiliário. Desde então, este tipo de decorar os ambientes explora espaços mais amplos e rudimentares, deixando expostas estruturas metálicas e criando um contraste entre a sofisticação e o urbano. Se interessou pelo assunto? Confira algumas dicas de como trazer a decoração industrial para dentro da sua casa:
Tijolos e tubulações aparentes
Uma das características da decoração industrial é o uso de paredes de tijolos e as marcantes tubulações de cobre aparecendo nas superfícies. Para trazer esses aspectos para a sua casa, você pode usar papel de parede com desenho de tijolos, disponível em cores mais terrosas, em tons mais claros, semelhantes à pedras e até mesmo na cor branca. Esse tipo de revestimento, além de ser facilmente aplicado, trará mais personalidade ao seu espaço.
Outra alternativa para trazer o estilo industrial para casa é instalar tubulações que fiquem à mostra na sua casa para dar um ar mais moderno ao seu ambiente. No caso dos tubos, após a instalação decorativa, você pode pintar os canos de uma cor cromada para combinar com o estilo adotado no espaço.
Alguns arquitetos também optam por escolher móveis de ferro para compor o estilo industrial. Mesas e cadeiras, móveis da cozinha e pequenos armários são alguns exemplos de mobílias com acabamentos que ferro que podem ser usadas na sua casa para remeter à decoração industrial.
Você pode escolhem colorir outros móveis que compõe o ambiente com tons cromados, o que cria um equilíbrio e harmonia entre as partes. Nesse caso, fique atento à qualidade os revestimentos e as indicações para cada tipo de aplicação.
Concreto e madeira antiga
Outras características muito importantes desse estilo de decoração é a utilização de paredes de concreto e de mobílias de madeira antiga, muitas vezes desgastadas, na decoração industrial.
Para trazer essa realidade ao seu espaço, você pode comprar adesivos de parede com desenhos em madeira para revestir móveis e paredes do seu espaço. Essa alternativa te dará mais opções para mudar seu ambiente sem precisar de reformas ou grandes investimentos, já que os papéis de parede são de fácil aplicação e baixo custo.
Combine metais
Se você optar por adotar o estilo industrial em todo seu apartamento, uma boa ideia, por exemplo, é investir em objetos de metais, principalmente nas cores do cobre. Peças de decoração , vasos, enfeites de mesa e quadros são boas opções de objetos decorativos em que você pode explorar as cores metálicas para o seu ambiente.
Na cozinha, você pode pendurar panelas de cobre em uma das paredes próximas ao fogão, dando mais contexto histórico ao seu espaço e contribuindo para sintonia da decoração em todos os cômodos do imóvel. Nos lavabos e banheiros, assim como na cozinha também, você pode usar torneiras cromadas para combinar com sua decoração .
Decore outros cômodos
Agora que você já conhece as principais características do estilo industrial, você poderá escolher decorar outros cômodos, para além da tradicional sala de estar, da sua casa ou apartamento, explorando o estilo da decoração industrial.
Este modelo decorativo pode ser aplicado, por exemplo, em banheiros e lavados, trazendo as cores cromadas e papéis de parede vinílicos para o ambiente; também pode ser aplicado na sua cozinha, explorando mais as características do concreto e as paredes de tijolos; escritórios também podem receber esse tipo de decoração, pois dá sofisticação ao ambiente com uma decoração mais neutra.
A decoração industrial pode ser aplicada em qualquer cômodo da sua casa, explorando em cada um deles algum conceito ou característica do estilo. Lembre-se sempre que esse tipo de decoração apresenta uma proposta mais clean para o espaço e deve ser usada em ambientes mais neutros, com tons mais sérios e sem cores vibrantes ou combinação de estampas. Seriedade deve ser uma característica desses espaços.
Veja esses bons exemplos de divisórias geométricas, como ficam luxuosos os ambientes da sua casa, apartamento ou escritórios:
Gostou dessa dica incrível de como usar estampas geométricas? Veja outras dicas para decoração:
Saiba como usar papel de parede na sua cozinha.
Dicas para usar o amarelo na decoração
Como usar papel de parede lousa negra na decoração da sua casa
5 conselhos para usar cores na hora de decorar
Como combinar papel de parede com madeira?
6 dicas de decoração para apartamentos pequenos
5 formas de usar estampas geométrica na decoração
Que tal ter mais opções de papéis de parede para decorar o seu ambiente?
Conheça a Inove Papéis de Parede, uma loja completa e que possui uma enorme variedade de papéis de parede para combinar com seu ambiente.