Como limpar papel de parede?

Como limpar papel de parede?

Como limpar o papel de parede?

Os papéis de parede tem sido cada vez mais usados para decoração de ambientes e já são considerados alternativas para transformar cômodos de maneira fácil e sem precisar de reformas e construções. Entretanto, para manter uma boa aparência e conservação do revestimento é importante aprender como limpar os adesivos de parede sem danificações. Ficou interessado? Confira abaixo o passo a passo de como limpar o papel de parede.

Retire o pó

O primeiro passo da limpeza é retirar o pó existente sob às áreas revestidas. É importante saber que flanelas ou panos macios são os materiais mais indicados para serem usados nessa etapa inicial, pois garantem a limpeza do papel de parede sem danificar o produto e a qualidade do revestimento. Nessa etapa, poeiras e sujeiras mais leves serão retiradas, garantindo a limpeza mais superficial das áreas.

Para manter uma boa conservação do papel de parede você pode optar por retirar o pó com mais frequência. Isto é, se você escolher lavar as superfícies semanalmente, uma boa alternativa para manter o local mais limpo é retirar o pó do adesivo duas vezes por semana, por exemplo. Assim, como essa primeira etapa não envolve água ou quaisquer tipos de produtos abrasivos, essa limpeza ajudará a manter o revestimento conservado e irá eliminar sujeiras que estiverem nas superfícies, evitando também que acumule muita poeira no revestimento.

Dica:​ Esse tipo de limpeza é bem indicado para papéis de parede aplicados em móveis ou objetos de madeira, já que não utiliza água e garante a limpeza do revestimento sem riscos de danificação ao papel de parede e ao móvel.

 

 

Limpeza com água

Retirado o pó, o próximo passo é a limpeza utilizando água. Embora muitas pessoas acreditem que o papel de parede feito de material vinílico, também chamado de lavável, possa ser limpado usando soluções de limpeza e outros produtos químicos, é indicado limpar o papel de parede usando apenas uma flanela macia e água, sem a adição de qualquer produto.

O motivo para essa indicação é que a utilização de detergentes podem danificar o material. Os corantes existentes nos detergentes podem interferir nas cores do papel de parede, causando manchas nas estampas.
Dessa forma, é indicado que a limpeza seja feita apenas com água. Não use escovas ou panos ásperos para a limpeza da parede revestida, mesmo em caso de manchas mais persistentes, pois materiais mais ásperos podem riscar ou rasgar seu papel de parede.

Dica: ​É aconselhado que em casos de manchas mais gordurosas, como de óleo ou molhos de tomate, a limpeza seja feita o mais rápido possível. Dessa forma, você evita que a sujeira seque no local, o que dificulta a retirada de manchas.

 

 

Seque seu papel de parede

Se você seguiu os passos anteriores o seu papel de parede estará agora limpo e úmido. Como não é aconselhado aplicar o papel de parede em áreas com umidades ou infiltrações, também não é indicado deixar a parede adesivada secar naturalmente após a limpeza, pois o adesivo pode absorver a umidade e começar a descascar.

Para evitar que seu revestimento comece a descolar, seque toda a extensão do papel de parede com uma toalha macia, passando por todos os cantos e partes adesivadas.

Dica:​ Embora existam produtos que prometam a limpeza dos papéis de parede sem danificação, não é aconselhado utilizá-los, pois eles podem conter solventes e materiais abrasivos. É fundamental sempre limpar as áreas adesivadas apenas com água limpa, sem nenhum tipo de produto químico.

Outras dicas também podem te ajudar na hora de manter seu papel de parede conservado e limpo. Uma delas é a de limpar o papel de parede respeitando a direção das costuras verticais, isto é, das divisões de uma folha a outra. A ideia é que cada parte do revestimento seja limpada de uma vez por completo, mantendo uma uniformidade no processo.
Caso você encontre manchas de mofo ou umidade no seu papel de parede é importante observar se as marcas são do revestimento, e consequentemente sairão com a limpeza feita com água, ou se elas persistem após a limpeza no local. Note, se mesmo após a limpeza as manchas continuarem, isso significa que as manchas estão localizadas entre a parede e o papel de parede, isto é, na tintura da superfície. Assim, não há como limpar a área sem retirar o adesivo e tratar a infiltração ou causa responsável pelas manchas. Dessa forma, após a solução do problema e limpeza da área, um novo papel de parede poderá ser aplicado.
Seguindo essas dicas você terá uma limpeza completa do seu revestimento, sem danificações ao papel de parede e garantindo que sua decoração continue impecável, sem mudanças de coloração.

 

Gostou dessa dica incrível de como limpar o papel de parede? Veja outras dicas para decoração:

Saiba como usar papel de parede na sua cozinha.

Dicas para usar o amarelo na decoração

Como usar papel de parede lousa negra na decoração da sua casa

 

Que tal ter mais opções de papéis de parede para decorar o seu ambiente?
Conheça ​a Inove Papéis de Parede, uma loja completa e que possui uma enorme variedade de papéis de parede para combinar com seu ambiente.