Como fazer uma decoração minimalista barata
Como fazer uma decoração minimalista barata
Não é de hoje que a decoração minimalista vem ganhando cada vez mais destaque e sendo pautas de muitas conversas. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que o minimalismo pode ter impacto em muitas outras áreas de nossa vida.
Nos últimos dias coincidentemente encontrei um grupo de amigos, e entre tantas conversas falamos sobre este assunto. O que eles me contaram sobre uma conhecida nossa me deixou de cabelo em pé. Ela havia adaptado todos os seus hábitos, comportamentos, e inclusive sua casa para o estilo de vida minimalista, mas tinha gastado MUITO dinheiro fazendo isso.
Esta conversa me fez perceber que há práticas arraigadas em nós que não nos permite perceber os pontos principais de uma tendência como o minimalismo, por exemplo. Inclusive – ou aqui prefiro dizer principalmente, no que diz respeito à decoração minimalista.
Neste texto, então, vou contar tudo o que sei sobre o minimalismo e como você pode fazer uma decoração minimalista barata.
Entendendo mais sobre o minimalismo
O que é minimalismo?
Primeiramente, acho interessante esclarecer o que significa o termo minimalismo.
Segundo o Dicionário Michaelis, minimalismo é a “predisposição para redução e simplificação dos elementos que compõem um todo”.
Em outras palavras, o minimalismo significa viver e usufruir com aquilo que realmente necessitamos. Não havendo excessos.
Como surgiu o minimalismo?
Representado como uma expressão da arte o minimalismo surgiu na década de 60, visando a otimização dos traços artísticos para algo mais simples e básico mesmo.
Mas, é somente nos últimos anos que temos visto essa corrente ganhar cada vez mais adeptos.
Como o minimalismo se expressa na decoração?
No design de interiores, o minimalismo se expressa de forma similar ao que foi a arte em 1960, busca reduzir. Neste caso, gastos, itens, e cores para algo mais elementar.
Por exemplo, o minimalismo na decoração otimiza móveis aproveitando a total capacidade de um ao invés de ter três em um mesmo local, assim como outros itens de decoração: quadros, espelhos, utensílios, papel de parede parede, luminárias, tapetes, e muito mais!
O minimalismo também aborda o desapego à bens materiais – já que visa a redução de itens, e a ideia de que devemos ter (e comprar) apenas o que necessitamos. Isso, nos leva à um outro assunto ainda mais complexo: o consumismo exacerbado.
E é exatamente por isso que muitas pessoas acreditam que o estilo de vida minimalista pode ser ainda mais barato.
Mas, aqui vale ressaltar que adequar os hábitos deste estilo de vida às demais áreas dela, como os seus comportamentos e vestuários, para obter uma decoração minimalista de forma mais rápida, é apenas uma opção, não sendo então obrigatória.
Como fazer uma decoração minimalista barata
Agora que você já sabe como o minimalismo se expressa na decoração, vamos ao assunto principal deste conteúdo. Entenda, finalmente, como decorar gastando pouco e de uma forma que deixe o ambiente mais clean.
Como o minimalismo por si só, visa uma redução de elementos, e consequentemente de gastos, fazer uma decoração minimalista barata é mais simples do que se imagina. Para isso, basta você substituir a sua decoração antiga por outra que possa ser muito prática em totalidade.
Por exemplo, ao invés de você comprar um papel de parede convencional que precisa de cola, itens para a preparação da mesma, como balde, alguns litros de água, madeira para mexer, espátula, etc., você pode comprar um papel de parede adesivo, que além de ser autocolante possui uma aplicação muito simples e prática.
A decoração minimalista para sala, quarto, cozinha, ou banheiro significa um ambiente com pouco mobiliário, mas que aqueles que estão lá possam ser 100% aproveitados, cores claras, poucos utensílios e itens, havendo apenas aqueles que realmente são utilizados com uma alta frequência, que tenha uma disposição ambiental muito prática, onde as coisas estão dispostas de forma clara e usual.
A decoração minimalista barata é indicada para todos àqueles que desejam a mudança de comportamento em relação ao consumismo, ou para pessoas que têm o hábito de acumular coisas em um ambiente só.
Você pode alcançar tudo isso gastando pouco, basta se planejar, pesquisar bem a utilidade e usabilidade de cada item de decoração, neste caso, e claro, levar em consideração o preço daquilo que comprará.
Como a Inove Papéis de Parede, possui novidades e tendências modernas, em nosso site você pode conferir todos os nossos modelos de papel de parede adesivo, que possuem o melhor custo-benefício do mercado. Compare e inove!