3 coisas que você precisa saber sobre o papel de parede lavável

3 coisas que você precisa saber sobre o papel de parede lavável

3 coisas que você precisa saber sobre o papel de parede lavável

O queridinho das decorações é uma grande aposta como tendência de design de ambientes para os próximos meses. Não é atoa que o papel de parede lavável, corretamente chamado de vinílico, é um dos produtos preferidos dos clientes da Inove.

Esse estilo de papel de parede impermeável já conquistou espaço no mundo das decorações e ganha novos adeptos a cada dia. Isso porque, além de ser muito versátil e útil, também é mais resistente e de fácil aplicação. 

Se você ainda tem dúvidas sobre o produto, sua qualidade e aplicação, confira essas 3 dicas que preparei para você sobre o papel de parede lavável e que podem salvar a sua decoração.

Ele não é lavável!

Uma pessoa limpando o papel de parede lavável

E esse é o maior segredo que ninguém nunca te contou sobre os papéis de parede laváveis. Mas calma, eu vou te contar exatamente como funciona. 

Os papéis de parede feitos de material vinílico são, na maioria das vezes, chamados de laváveis. Entretanto, essa denominação tão generalizada na decoração atual está, em partes, incorreta.

Isso porque, modelo de adesivo não pode ser efetivamente lavado como um azulejo de cozinha, por exemplo.

Na verdade, esse estilo de papel de parede lavável recebe este nome por ser muito mais resistente à umidade do que os modelos adesivos tradicionais. 

Graças à camada de revestimento de superfície feito com cloreto de polivinilo (PVC) que esse material recebe como finalização. 

Dessa forma, por ter uma película de proteção, os papéis de parede vinílicos são bem mais resistentes e super indicados para locais úmidos como banheiros e lavabos, por exemplo.

Então, se você estava pensando em lavar, literalmente, o revestimento com água, sabão e esponja, desista! 

Procure fazer a limpeza do papel de parede com um pano macio e evitar uso de produtos químicos abrasivos que podem prejudicar a qualidade do seu papel de parede lavável.

Um exemplo de papel de parede lavável em um quarto branco

Vinílicos x vinilizados

Você não leu errado! 

Existem nomes semelhantes para os papéis de parede, mas nem todos são laváveis. O papel de parede vinílico, por exemplo, não é o mesmo que o papel de parede vinilizado. 

Cada um dos revestimentos tem suas particularidades, bem como suas próprias indicações para aplicação e manutenção, e podem ser aplicados em área diferentes.

O papel de parede vinílico, como já vimos no tópico acima, recebe um camada de proteção feita com material PVC, o que o torna resistente à umidade e impermeável. Sendo considerado “lavável”.

Já o papel de parede vinilizado, não recebe acabamento feito em PVC, apenas uma camada de verniz, o que o torna mais fino que o vinílico e bem menos resistente. 

O adesivo vinilizado não é indicado para banheiros, lavabos, cozinhas e áreas onde possa existir o maior contato com a umidade e com água, de forma geral. Para aplicar esse estilo de papel de parede, procure ambientes mais internos e secos, como quartos, salas de estar e escritórios.

Ambos estilos de papel de parede são muito indicados para instalação, desde que respeite suas características e indicações. 

Além disso, a variedade de modelos e estampas, te permite usar a criatividade para decorar sua casa, por exemplo. São modelos que imitam parede de pedras, piso de madeira e até se assemelham aos pisos de taco também, o que garante ótimas alternativas para o seu ambiente.

Agora, se você procura papel de parede lavável para banheiro, papel de parede lavável para cozinha e até mesmo papel de parede lavável para quarto recomendo o uso dos vinílicos.

Se atente às diferenças antes de comprar seu papel de parede e invista em um modelo que tenha uma estampa que te agrade, mas que também seja indicado para aquele espaço.

Papel de parede lavável não é o mesmo que piso vinílico, cuidado!

A diferença entre papel de parede lavável e piso vinílico

Ao contrário do que muita gente acha, o papel de parede vinílico – ou lavável, não é a mesma coisa do que o piso vinílico. Embora o nome seja parecido e eles tenham características semelhantes.

Na verdade, o piso vinílico é muito indicado para transformar áreas com revestimento antigo, como tacos de madeira, por exemplo, e sem gastar muito.

O piso vinílico consiste em placas bem mais grossas e resistentes que são aplicadas no chão para imitar as tábuas de pisos de madeira. Esse estilo de revestimento, muito indicado no mundo da decoração, é uma ótima alternativa para quem procura transformar um ambiente por completo.

A principal diferença entre os dois revestimentos é que um é aplicável em paredes de azulejo, madeiras e superfícies de vidro, que é o adesivo vinílico, e o outro é indicado para aplicação no chão, sobre os pisos de porcelana ou madeira corrida.

Embora o papel de parede lavável tenha aderência em superfícies de madeira, como as tábuas e tacos, não é indicado sua aplicação. Isso porque, esse material será menos resistente ao caminhar e ao atrito que os passos farão sobre ele e poderá danificá-lo com mais facilidade.

Assim, indicamos aplicar o papel adesivo nas suas paredes e revestir o seu piso com o piso vinílico, garantindo uma ótima durabilidade para os seus revestimentos tanto nas paredes quanto no chão.

Eu espero que essas 3 dicas sobre o papel de parede lavável tenha te ajudado a entender mais sobre o assunto. Para conferir os modelos deste revestimento, acesse o nosso site.