Papel de parede clássico: O guia completo
Papel de parede clássico: O guia completo
Adaptar um decoração para o tema clássico é um desafio e tanto. Muitos clientes da Inove comentam conosco nas redes sociais que tiveram dificuldades em reformar ambientes e torná-los mais clássicos. E é exatamente por este motivo que decidi montar este guia sobre o papel de parede clássico e como ele pode te ajudar nessa missão.
Se você está lendo este texto é porque gostaria de entender tudo sobre este estilo de decoração, mas principalmente sobre o uso e composição do papel de parede clássico, certo? Então vamos lá!
Este guia completo tem como objetivo te explicar tudo sobre o estilo de revestimento mais elegante da nossa loja e como você pode combiná-lo em diferentes ambientes da sua casa ou estabelecimento.
Boa leitura!
Veja como usar o papel de parede clássico
Primeiramente, antes de começar a mostrar algumas dicas que separei para você, eu gostaria de explicar o que é, como, e quando surgiu o movimento clássico na decoração. Isso porque, entender a história torna este processo de repaginação de ambientes mais fácil e clara.
O movimento clássico surgiu ainda na Grécia Antiga há muitos anos atrás, com ele criou-se uma forte amplitude estética pela busca do equilíbrio – entre a razão e a emoção, e harmonia nas diversas manifestações de arte.
Este movimento também foi expressado no design de interiores, inclusive por meio de papéis de parede e revestimentos que buscavam afinar o revestimento com os demais móveis e objetos daquele local.
Para entender de forma detalhada a história da arte clássica, confira este artigo do Portal da Educação.
Deste breve resumo, conseguimos entender que as estampas clássicas em sua essência já buscam harmonização com o ambiente, portanto não faz o uso de cores extravagantes, mas de tons pastéis, geralmente mais claros e com estampas simétricas.
Agora que você já entende um pouco de como a história da arte clássica se cruzou com o design de interiores, vamos às dicas de papel de parede clássico que você pode usar em cada um dos ambientes da sua casa ou estabelecimento.
Todas elas se baseiam no uso do Papel de Parede Damask, também conhecido como Papel de Parede Arabesco, e o Papel de Parede Elegance.
Dicas de papel de parede clássico para sala
Vamos começar falando do uso deste revestimento na sala – vale ressaltar que a sala pode ser de estar, de jantar ou de espera também.
Se pensarmos em papel de parede clássico usados antigamente é muito comum que seja um revestimento com fundo mais escuro, como o Papel de Parede Arabesco Imperial, o modelo Brown e o Turkesa, por exemplo.
Outros três modelos de papel de parede clássico que podem ser usados na sala, são aqueles com o fundo mais claro, que mais comumente vemos nas decorações atuais. Por isso, gosto muito de exaltar o Papel de Parede Arabesco Glamour com tonalidades dourada e vinho, o Papel de Parede Arabesco Miley com tons mais claros como o branco e cinza e, o Papel de Parede Arabesco Ilíone que possui tons pastéis, possibilitando um ambiente mais aconchegante.
Além disso, o papel de parede clássico bege pode ser uma ótima opção para sala de jantar também.
Decoração clássica para quarto
Sem dúvida, o quarto é o ambiente mais íntimo da nossa casa. Por isso, a decoração varia de acordo com a nossa personalidade e gosto.
Para este ambiente muitos clientes da Inove optam pelo papel de parede zara, por ser moderno e descolado. Além disso, é capaz de deixar qualquer ambiente mais bonito.
Outros dois modelos que são muito procurados, é o Papel de Parede Arabesco Vintage e o Papel de Parede Arabesco Susye. Isso porque, foram pensados principalmentes para compor ambientes como este.
Aqui vale ressaltar também que é possível utilizar papel de parede adesivo para decorar quarto infantil também. O Papel de Parede Arabesco Bege e com Dourado é um ótimo exemplo disso. A estampa também pode ser usada com móveis claros, deixando o quarto ainda mais aconchegante.
Revestimento clássico para cozinha
O revestimento clássico para cozinha que indicamos é diferente de todos os outros já citados nesse texto. Isso porque, neste ambiente cabe muito mais o uso do revestimento lavável, que é mais durável e resistente à resíduos presentes no local.
Aqui no blog já comentamos 3 dicas de papéis de parede para cozinha que você precisa saber, o conteúdo está completo e vale a pena conferir.
Além disso, a minha principal dica de revestimento clássico para cozinha é o Revestimento de Azulejo Pandora que assim como o movimento clássico busca simetria e padrões.
Papel de parede clássico para banheiro
As dicas de papel de parede clássico para banheiro são muito similares às da cozinha. Isso porque, aqui também cabe o uso de revestimento lavável ao invés do papel de parede adesivo.
O revestimento lavável é mais resistente, inclusive, às gotículas de água presentes no banheiro. Sendo possível ser aplicado até mesmo dentro do box.
Aqui no Blog da Inove já produzimos um conteúdo falando tudo sobre o papel de parede para banheiro, para conferir basta clicar aqui.
Se assim como muitos dos clientes da Inove você deseja compor um ambiente com o papel de parede clássico e obter resultados incríveis, confira os modelos de papel de parede em nosso site!