Descubra como decorar com a cor vermelha em harmonia

Descubra como decorar com a cor vermelha em harmonia

O vermelho, seja ele na tonalidade mais vida ou mais fechada, é uma das cores mais quentes e vibrantes que existem. Por conta disso, muitos decoradores têm receio em escolher esse tom para decorar os ambientes e acabam evitando sua escolha. Mas a cor vem ganhando forças neste ramo e se tornando tendência, por isso separamos dicas de como decorar com a cor vermelha.

Assim como o amarelo, a cor vermelha traz para a sua decoração um tom mais alegre e vivo e, por isso, é preciso saber as formas certas de combinar e de trazer o tom com harmonia na sua decoração, evitando que o seu ambiente seja sobrecarregado ou fique com uma decoração destoante.

Considerada a cor da paixão, o vermelho é normalmente escolhido como tom para quartos de casal e ambientes românticos, principalmente se a cor estiver relacionada com estampas florais e tons pastéis. Embora represente paixão e muita energia para os cômodos, se você souber a forma certa de combinar, o vermelho pode ser incluído também em decorações românticas, clássicas e tradicionais. É só se atentar as dicas quando planejar a sua decoração.

Se você ainda tem dúvidas de como usar o vermelho no seu ambiente de forma harmônica e sem chances de errar na escolha, confira abaixo algumas dicas!

Foco nos detalhes

Uma forma de usar a cor vermelha com harmonia é apostando nos detalhes. Em uma sala, por exemplo, você pode optar por almofadas vermelhas sobre um sofá de cor neutra, ou escolher um tapete vermelho bordô para completar seus móveis ou até mesmo investir em uma poltrona vermelho “sangue” para destacar o ambiente. Já na sua cozinha, você pode trazer a cor vermelha através dos azulejos, de utensílios domésticos, jogo de talheres ou eletrodomésticos. Para o seu quarto, aposte em objetos de coração com tom mais fechado e combine estampas com detalhes no mesmo tom, mantendo uma ligação entre os elementos.

Em todos os casos, a ideia é que o vermelho seja usado em detalhes da sua decoração como objetos ou como uma cor secundária, trazendo a tonalidade para o ambiente sem perder a harmonia.

Cor em destaque

Outra possibilidade para usar a cor vermelha na decoração é como destaque do seu ambiente. Diferente da proposta acima, a ideia agora não é destacar pequenos detalhes ou objetos da sua decoração, mas sim explorar o vermelho como elemento principal do seu espaço e da decoração escolhida.

Para isso, uma ótima opção é pintar uma parede do seu cômodo de vermelho, atraindo toda atenção para a superfície e combinando esse elemento com detalhes mais neutros. Aqui, nessa proposta, o vermelho é o principal e os detalhes e o objetos serão de cores mais

básicas. Esse estilo de decoração combina com casas e apartamentos que possuem decoração mais moderna e contemporânea e requer mais cuidados para sua aplicação. O ideal é, como o vermelho já será destaque absoluto do cômodo, se atentar para não pesar o visual usando outras cores vibrantes.

Dica: Se optar por essa ideia de decoração, escolha paredes estratégicas. No seu quarto, por exemplo, o ideal seria você pintar de vermelho a parede onde fica a cabeceira da sua cama, pois evita que, ao acordar, a primeira coisa que você veja seja uma parede vermelha, o que poderia influenciar no seu humor.

Combine tons neutros

Ao usar o vermelho como destaque combine elementos em outros tons, menos vibrantes, para garantir a harmonia do espaço. São exemplos de cores que combinam e completam os tons de vermelho, por exemplo, o cinza, o branco, o bege e o azul marinho, por exemplo. Procure escolher elementos desses tons para a sua decoração, mantendo assim a sua proposta de ter um ambiente descontraído e colorido sem extravagâncias.

Os tons pastéis também são muito indicados para completar o vermelho, pois são cores que, na sua decoração, não irão “brigar atenção” e servirão como base para que o vermelho possa se destacar. Faça boas escolhas e invista sem medo!

Explore os tons

Existem infinitas tonalidades de vermelho disponíveis. Por isso, mesmo que o mais tradicional seja o vermelho vivo, ou “vermelho sangue”, procure experimentar outras opções de tons antes de decidir a sua decoração. Tons de vermelho bordô, goiaba e até mesmo um vermelho coral, opção mais clara da coloração, podem se tornar boas alternativas para a sua decoração e te surpreender com os resultados.

Outra proposta é usar no mesmo ambiente mais de um tom de vermelho, as chamadas cores análogas. Procure, nesse caso, escolher sempre tons que sejam próximos e que não destoem por completo, pensando sempre na harmonia e no visual do seu ambiente.