Dicas de Decoração Industrial
O estilo industrial é uma adaptação da necessidade de reutilização de espaços que antes eram fábricas. O que não era uma intenção se tornou marca registrada de um estilo hoje amplamente utilizado. As casas que contam com um estilo industrial são modernas, arrojadas e muito atuais. Esse é um estilo que já nasceu clássico, por isso neste artigo vamos ter as principais dicas de decoração industrial para repaginar o seu ambiente.
Como surgiu o estilo industrial?
Grandes cidades como Nova York e Londres contam com polos industriais gigantes desde as décadas de 1830 e 1840.
Com o passar do tempo esses espaços foram se remodelando, e muitos desses locais foram completamente desabitados.
Os bairros fabris eram locais exclusivos de trabalho, e com o fechamento de fábricas era quase impossível encontrar pessoas morando nesses lugares. E por isso esses espaços foram repensados para virarem bairros de habitação.
Durante a crise dos anos de 1929, tanto Nova York como Londres tiveram um remanejamento de famílias inteiras para os galpões desocupados de fábricas. Esse é um dos motivos pelos quais a decoração estilo industrial é feita principalmente em ambientes abertos, porque as fábricas não contavam com muitas paredes, justamente para a circulação de uma grande quantidade de pessoas e de maquinários.
Com o tempo, o que antes era necessidade, foi se tornando uma referência, e consequentemente um estilo adotado por grandes designers que hoje dão dicas de decoração industrial e buscam cada vez mais esse tipo de decoração.
Quais são suas características?
As características do estilo industrial são as encontradas nos ambientes de fábricas, principalmente das mais antigas.
Poucas divisórias na casa, paredes de cimento queimado, canos e tubulações aparentes são a marca registrada do estilo industrial.
Entre as principais dicas de decoração industrial está o papel de parede de cimento queimado, ou concreto e deixar tudo com um aspecto inacabado.
Os móveis da decoração industrial são aqueles em ferro, e a ferrugem não é um problema, é uma solução. O aço oxidado virou um padrão, um tipo de estampa amplamente utilizada por quem opta por esse estilo na decoração. Para adaptar móveis com superfícies lisas, você pode optar pelo papel de parede de aço corten.
Outra importante característica do estilo industrial são os armários em ferro e as estantes que mais parecem aquelas que antes guardavam estoques. Os móveis podem ser na cor cinza do ferro, ou no laranja da oxidação, e o preto.
Como usar na decoração
A decoração industrial é uma decoração escura, que precisa de cuidado na iluminação da casa. Por isso muitos pendentes de luz são necessários, ainda mais se a sua casa não tem a padronagem de galpão, sem paredes.
Dê destaque para as paredes com papel de parede de cimento queimado. As portas também podem ganhar um papel de parede de ferro para ornarem com o estilo industrial. A versatilidade do papel de parede vai ajudar a baratear a transformação da sua casa.
As tubulações de energia são aparentes, e você pode recorrer aos canos PVC e adaptá-los com tintas metalizadas.
Na cozinha utilize o papel de parede de aço corten nos eletrodomésticos ou nos armários. Deixe tudo em estantes vazadas e foque apenas no preto e cinza.
Nos quartos evite o preto, mas priorize o cinza de ferro. Aqui um papel de parede de cimento queimado na cabeceira da cama vai deixar o seu quarto completamente industrial. Troque a cabeceira em tecido pelas de ferro, e caso não encontre, também é possível montar uma com canos PVC e tinta metalizada.
Na sala, invista em uma mesa de jantar com bancos de base de ferro.
Gostou das nossas dicas de decoração industrial? Para acompanhar mais tendências, fique de olho no Blog da Inove.