Papel de parede listrado: saiba como usar na decoração

Papel de parede listrado: saiba como usar na decoração

Como usar papel de parede listrado?

O papel de parede listrado é um revestimento de parede o qual está tomando conta dos interiores tanto dos ambientes residenciais como os comerciais. Além de ser um produto de fácil aplicação, não precisando de cola, ele consegue criar ambientes de forma rápida, eficiente e econômica.

Um ambiente decorado com papel de parede listrado pode se transformar em um lugar mais moderno e personalizado. Eles possuem muitas cores e combinações diferentes, além de diversos tamanhos de listras, o que oferece bastante versatilidade para realizar as combinações.

Outro benefício dos papéis de parede listrado é que ele é totalmente antialérgico, não oferecendo toxicidades, sendo ótimos produtos para se ter em quartos infantis. Diferente das tinturas convencionais, as quais oferecem certos riscos para a saúde. Além disso, eles são laváveis, só precisam de um pano úmido para realizar a limpeza.

Entretanto, deve-se tomar um pouco de cuidado na hora de investir nessa decoração, pois se você exagerar nas cores ou na quantidade de parede as quais você coloca, o ambiente pode ficar muito pesado e poluído visualmente.

Dicas de decoração com listras

Esse papel de parede pode ser aproveitado em qualquer ambiente, pois ele pode ser adaptado para qualquer lugar. Ele é bem-vindo tanto em meia parede quanto em paredes únicas, esses dois estilos de decoração deixam uma estética bem agradável e podem ser combinados com diversos itens de decoração.

Em ambientes mais adultos ou comerciais, o ideal é sempre investir em cores mais neutras e claras com listras mais simétricas como o cinza e o branco, e o preto e branco. 

Mas, se você quer um interior com um aspecto mais alegre e descontraído, é possível encontrar papéis de parede listrados mais coloridos e com listras com espessuras diferentes e assimétricas. Entretanto, elas são mais difíceis de combinar, tendo que tomar alguns cuidados para não exagerar.

Você deve considerar o tamanho do ambiente no qual você quer colocá-los, pois, a direção das listras pode influenciar diretamente no tamanho do lugar. 

Por isso, para proporcionar um ambiente mais amplo e mais baixo, o ideal é investir em listras na horizontal, mas, se você quer um ambiente com sensação de altura, as listras na vertical são as melhores opções. 

Entretanto, não é recomendado colocar listras verticais em lugares como o banheiro ou lugares pequenos, pois elas são sensação de diminuição de espaço.

Para a sala

Na sala, as paredes únicas fazem sucesso! Você pode investir em um papel de parede listrado no estilo mais clássico misturado com listras mais assimétricas. Colocando móveis e alguns quadros decorativos com poucas estampas nessa mesma parede.  

Para o quarto 

Em quartos infantis, é legal colocar papéis de parede listrado na cor azul, branco e cinza ou rosa, branco e cinza com listras mais simétricas. Você pode combiná-las com uma meia parede no quarto inteiro ou colocá-las em apenas uma parede, atrás de móveis e cabeceiras.

Já em quartos mais adultos, o ideal é manter o ambiente mais neutro, misturando listras com cores mais neutras e listras mais assimétricas.