Como tirar papel de parede: passo a passo
Como tirar papel de parede: passo a passo
No mundo da decoração, esse revestimento é coringa. A praticidade que ele oferece e a variedade de modelos são os seus principais benefícios. Mas por outro lado, saber como tirar o papel de parede é uma das grandes dificuldades que as pessoas enfrentam.
Não se engane, saber como fazer isso de forma correta é tão importante quanto entender de sua aplicação.
Por isso, não ache que você deve apenas arrancá-lo com toda a força e pronto. Na verdade, isso pode danificar a sua parede de forma a comprometer a sua pintura, por exemplo. Ou seja, pode sair mais caro do que você imagina.
Pensando nisso, neste post eu vou explicar de forma didática com um passo a passo qual a melhor forma de retirar o papel de parede da sua casa.
Qual o tipo de material: autocolante (vinílico) ou convencional?
Primeiramente, antes de começar a remoção, é fundamental saber de qual o material o papel de parede é feito. Ele pode ser adesivo autocolante ou convencional com cola, por exemplo.
Se você não sabe qual o material do seu papel de parede, fique tranquila. Eu vou te explicar como verificar isso.
Bom, basicamente você deve observar a textura do revestimento.
Se o material for liso, sem textura ou relevo, ele é, na verdade, um adesivo de parede.
Por outro lado, o papel de parede que usa cola, tem relevo e textura.
Além disso, a maior parte dos revestimentos tradicionais e antigos não são impermeáveis. Geralmente, esses são utilizados para decoração de salas e quartos, por exemplo.
Para isso, molhe uma pequena área do seu papel de parede com o auxílio de um pano úmido. Após cerca de vinte minutos, se o seu revestimento for permeável, você perceberá que a superfície umedecida terá uma textura diferente, como se estivesse esfarelando.
O papel de parede permeável quando em contato com a água começa a se desfazer e perde a qualidade do material revestido.
Entretanto, se após a experiência o papel de parede continuar da mesma forma e não sofrer alterações, significa que ele é feito de material vinílico. E que, então, requer uma remoção diferenciada.
Identificado o material do seu revestimento, você pode começar a retirada efetiva do adesivo. Mas, lembre-se de considerar as características do seu papel de parede e seguir os passos para a remoção completa da aplicação. Vamos lá?
Como tirar papel de parede tradicional
Se seu papel de parede é do material tradicional – ou seja, com textura, relevo, permeável e sem proteção vinílica, siga este passo a passo para tirá-lo da superfície.
- Umedeça a superfície com um pano úmido;
- O papel de parede absorverá a umidade, amolecendo e facilitando a retirada;
- Utilize uma espátula para retirar efetivamente o papel de parede, como na imagem abaixo;
- Limpe a área com água (sem excesso), detergente neutro, e um pano úmido.
Mas, tenha atenção: ao umedecer o revestimento tome cuidado para não desgastar a pintura da parede que há por trás.
Por isso, não é recomendado molhar excessivamente o local, ou jogar água diretamente sob o papel de parede.
Na verdade, você deve umedecer o local aos poucos. Além disso, para garantir uma qualidade melhor da remoção procure tirar o papel de parede a partir de áreas menores.
Como tirar papel de parede autocolante
Se o seu papel de parede é liso, sem textura ou relevo, você tem um adesivo de parede, e eles são todos laváveis. Siga este passo a passo para uma remoção completa e que não comprometa a parede.
um detalhe, não puxe o adesivo de parede no sentido do seu peito, isso pode danificar a parede, puxe sempre para baixo, rente a parede, assim a força será uniforme e a chance de não danificar a parede é muito maior.
- Primeiramente, localize o canto do adesivo de parede, com a unha ou ajuda de um estilete;
- Levante uma pontinha do material e puxe um pouco levemente.
- Com muita calma, aqueça levemente a área onde irá puxar o material com um secador de cabelo;
- Ao puxar o papel de parede autocolante, puxe sempre para baixo, rente a parede. Assim, a força será uniforme e a chance de não danificar o local é muito maior.
- O revestimento se soltará facilmente, como um adesivo, sem rasgar ou deixar pedaços;
- Passe um pano úmido com detergente neutro para retirar possíveis resíduos de cola que possam permanecer na parede em que o adesivo estava aplicado.
Caso tenha dificuldades para tirar o papel de parede, você pode utilizar um secador para aquecer a superfície adesivada e facilitar sua remoção.
Note que não é utilizado água durante a retirada do papel de parede feito de material vinílico. Além disso, o uso de espátulas também não é indicado para remover esse tipo de papel de parede.
#FicaADica: evite o uso de produtos abrasivos após a remoção de qualquer revestimento, vinílico ou tradicional.
Preparando para um novo revestimento
Se você tirou um papel de parede com o intuito de renovar a decoração da sua casa, continue lendo esse texto.
Isso porque, eu vou te dar uma dica incrível de como preparar a mesma parede para receber um novo revestimento, seja um novo papel de parede ou uma tintura.
- Limpe a superfície com um pano úmido e espere secar toda a área;
- Lixe o local, caso você opte por pintar a parede, para garantir uniformidade;
- Aplique o papel de parede, caso você opte por esse revestimento.
Aqui no blog da Inove nós já fizemos um post completo sobre como aplicar papel de parede.
Eu espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender como tirar o papel de parede da forma correta e garantir uma boa decoração.
Seguindo esses passos, você conseguirá retirar de maneira completa o adesivo, prepara a superfície e evita que sua parede descasque ou perca a pintura.
Conte para nós nos comentários o que achou desse texto ou se ficou com alguma dúvida. E aproveite para conhecer a Inove Papéis de Parede!